Retardo mental

Retardo mental e a comprovação de desenvolvimento

A comprovação de desenvolvimento está comprometida pela falta de atenção, hiperatividade, falta de fala e controle motor. E tais situações, os resultados da prova estão invariavelmente na categoria severa de deterioração funcional. As crianças mais atentas podem estar na categoria moderada e uma minoria pode realizar algumas funções, como habilidades sociais receptivas, na categoria de dano leve. Segundo vai se sabendo mais sobre as diferentes classes genéticas de S.A parece que os pacientes com dissomia parental tem manifestações clínicas menos severas do que aqueles com grandes deleções.
Se sabe que as capacidades cognoscitivas em S.A são mais altas que as indicadas pelo teste de desenvolvimento. A área que mais chama a atenção, onde isto é mais evidente é a diferença entre a linguagem compreendida e a linguagem falada. Devido a sua capacidade de compreender a linguagem, as crianças S.A de imediato se diferenciam de outros quadros de retardo mental severo; os jovens adultos com S.A são, normalmente, socialmente adaptados e respondem a maioria dos sinais pessoais e interações. Devido ao seu interesse pôr outras pessoas, eles estabelecem amizades que são premiadas e comunicam todo um amplo repertório de sentimentos, enriquecendo sua relação com as famílias e amigos. Eles participam em atividades de grupo, afazeres da casa e nas atividades e responsabilidades diárias. Como outros, eles desfrutam a maioria das atividades recreativas como televisão, esportes, indo a praia, etc.

Não obstante existe uma ampla gama no nível de desenvolvimento que faz que nem todos os indivíduos com S.A alcancem as capacidades relatadas no parágrafo anterior. Uns poucos estarão mais prejudicados em função de seu retardo mental e falta de atenção, e este parece o caso sobre todos aqueles com dificuldade para controlar as convulsões ou aqueles com ataxia pronunciada e problemas de movimento. Afortunadamente a maioria das crianças com S.A não tem estes problemas severos, porém se inclui para a criança menos prejudicada, a falta de atenção e a hiperatividade durante a infância amiúde dá a impressão que a deterioração funcional é profunda e é o único resultado possível. Sem embargo, com um lugar seguro, intervenção intensa em seus perfis de conduta e estimulação, a criança S.A consegue superar estes problemas e o progresso do desenvolvimento se produz.